A prótese de mama ou mamoplastia de aumento é indicada para pacientes que desejem aumentar o volume das mamas, o que é conseguido com o uso de um implante (prótese) de silicone.
As principais indicações da colocação de implantes são o volume pequeno das mamas próprio do desenvolvimento do indivíduo, sem alterações patológicas e a flacidez mamária pós-gestacional, que é a flacidez que ocorre após o período de amamentação, no qual as mamas aumentam e depois reduzem de volume. Neste último caso pode ser necessária a associação da colocação do implante mamário à retirada do excesso de pele da mama (Mastopexia com prótese).
Os implantes utilizados atualmente são feitos de gel de silicone de alta coesividade. Isto significa que o gel é espesso, a ponto de manter seu formato de maneira duradoura e reduzir a ocorrência de vazamentos através do revestimento do implante. A escolha do melhor formato, volume e projeção do implante a ser utilizado será realizada pela paciente em conjunto com o cirurgião, o qual é capaz de estimar através do exame físico e de uma série de medidas tomadas do tórax e das mamas qual o implante mais indicado para cada caso.
As cicatrizes seguem o tipo e o formato das mamas. Dessa forma, as incisões podem ser no sulco submamário com extensão de cerca de cinco cm cada, periareolar incompleta (um semicírculo na transição entre a pele da mama com a da aréola inferiormente) ou axilar. Muito raramente se aproveitam as incisões abdominais ou umbilicais.
Esta cirurgia sempre é realizada em ambiente hospitalar, para maior segurança. O tempo de duração da cirurgia varia de uma hora e meia até três horas a depender de cada paciente, a alta hospitalar pode ser feita no mesmo dia ou em até 24 horas, conforme a recuperação de cada paciente.
Porém esta cirurgia é recomendada somente para pessoas maiores de 15 anos, pois até esta idade o seio ainda está em desenvolvimento.
Pós-operatório:
Geralmente o pós-operatório não apresenta desconfortos importantes. A dor não costuma ser intensa e é controlada com medicamentos. É necessário repouso mais cuidadoso por 15 dias, inclusive, evitando mexer muitos os braços. O uso de um sutiã pós cirúrgico reforçado especial num período a ser determinado pelo cirurgião também é indispensável.
Aviso: Este texto possui apenas informações básicas sobre o procedimento e não exclui de maneira alguma uma avaliação médica individual. Na avaliação médica será discutido qual procedimento mais adequado para seu caso, bem como maiores orientações.
Rua Santo Antônio, 56 - CENTRO | PASSOS/MG | CEP: 37900-082
TELEFONE: (35) 3526-3761 ou 99810-6352
DR.DIOGO ALMEIDA LIMA ® 2014 - Todos os Direitos Reservados